Calcário

O calcário é uma rocha sedimentar composta por carbonato de cálcio e magnésio, extraído de jazidas e largamente utilizado na agricultura para neutralizar a acidez do solo.

A incorporação de calcário no solo chama-se calagem. Além de corrigir a acidez do solo, a calagem fornece os macronutrientes cálcio (CaO) e magnésio (MgO), neutraliza o efeito fitotóxico do alumínio e do manganês e potencializa o efeito dos fertilizantes. A calagem resulta em maior produtividade e competitividade.

Produzimos o calcário dolomítico e o calcário calcítico.

Calcário Dolomítico

Indicado para a correção de solo com uma deficiência de óxido de cálcio (CaO) e óxido de magnésio (MgO). Apresentam mais de 12% de MgO.

Calcário Calcítico

Indicado para a correção de solo com uma alta deficiência de cálcio. É composto com uma maior concentração de óxido de cálcio (CaO) e possui até 5% de óxido de magnésio (MgO).

Características e Propriedades

O calcário INDUCAL apresenta as seguintes características:

  • Alto PRNT
  • Granulometria fina
  • Altos teores de cálcio e magnésio

Tais características são vantagens que refletem diretamente no aumento da produção e do lucro dos produtores.

Disponibilidade do Calcário Inducal
Caçapava do Sul – RS Nobres – MT
Calcário Ensacado A Granel Big Bag Ensacado A Granel Big Bag
Dolomítico
Dolomítico Faixa C
Calcítico

 

Qualidade

A qualidade do calcário é determinada pelo Poder Relativo de Neutralização Total, o qual reflete a intensidade de reação do produto no solo, no período de 3 meses.

Esse PRNT é resultado do teor de compostos químicos presentes no calcário que agem na neutralização da acidez (PN) Poder de Neutralização e do grau de finura ma moagem (RE Reatividade ) em geral quando mais alto o PRNT, mais rápido reação.

O calcário produzido pela INDUCAL apresenta excelentes teores de cálcio e magnésio a uma granulometria fina. Além disso, possui PRNT (Poder Relativo de Neutralização Total) e uma composição química invejáveis, os quais, aliados ao processo de moagem eficiente, destacam o produto no mercado.

 

A Importância da Calagem

Calagem
Calagem

O Rio Grande do Sul é um Estado essencialmente agrícola, que possui uma diversificação de culturas usuárias de calcário em quase todas as regiões produtoras. Isso porque o solo gaúcho é predominantemente ácido e, portanto, necessita ser corrigido.

A análise do solo é a “ferramenta” básica para identificar a necessidade de calagem em uma área, com vistas à correção da acidez, diminuição da toxidez de alumínio e correção das deficiências de cálcio e magnésio – os quais são problemas comuns em um grande número de solos no Brasil.

É necessário, entretanto, que certos princípios básicos sejam considerados para tornar a prática da calagem a mais eficiente possível.

A cada 2 ou 3 anos, todo produtor deve fazer a análise de solo. A acidez do solo deve ser corrigida com calcário sempre que o PH do solo for menor do que 5,5 no sistema plantio direto e 6,0 no sistema convencional, ou saturação de bases for menor de 60%.

A correção da acidez deve ser feita antes de iniciar o plantio direto. O calcário pode ser aplicado em superfície. No entanto, se solo estiver compactado, é aconselhável fazer uma subsolagem. No sistema convencional, o calcário deve ser incorporado na camada de 0-20 cm.

 

Benefícios da Calagem

Com a correção adequada, vários benefícios são obtidos, e a combinação deles faz aumentar a produtividade. Veja algumas das vantagens proporcionadas pela aplicação do calcário.

  • Eleva o pH do solo (reduzindo a acidez)
  • Fornece cálcio e magnésio, que são nutrientes importantes
  • Diminui ou elimina os efeitos tóxicos do alumínio (Al)
  • Aumenta a disponibilidade de fósforo e de outros macro e micronutrientes
  • Aumenta a eficiência dos adubos
  • Aumenta a atividade biológica do solo e a liberação de nutrientes, pela decomposição da matéria orgânica
  • Em solos ricos em manganês (Mn), reduz a quantidade excessiva desse elemento presente na solução do solo
  • Aumenta a produtividade das culturas como resultado de um ou mais dos efeitos anteriormente citados